O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas de um paciente. Quando o diafragma não está reto e há algum desvio, o paciente é diagnosticado com um diafragma desviado.
O que é um diafragma defletido?
O septo nasal é uma pequena cartilagem e osso cuja função é separar as paredes das narinas de um paciente. Ele precisa estar exatamente no meio do nariz do paciente, separando um lado do outro. Quando o diafragma não está reto e há algum desvio, o paciente é diagnosticado com um diafragma desviado.
Pacientes com desvio de septo podem ter essa condição desde o nascimento e apresentar o desvio naturalmente, enquanto outros com desvio de septo podem adquiri-lo como resultado de trauma ou até mesmo de uma pancada no nariz.
Em alguns casos, apenas olhar para as narinas de baixo para cima pode revelar um delineamento impreciso entre as narinas e um desvio de septo no paciente.
Existem diferentes graus de desvio de septo, que costumam ser determinados pelo médico que trata da condição.
Na maioria dos casos, um diafragma desviado não causa sintomas.
No entanto, alguns pacientes podem apresentar alguns sinais de desvio de septo, como obstrução frequente do nariz, dificuldade para respirar durante atividades físicas mais extenuantes e sangramentos nasais, além do ronco, e até mesmo um ruído alto do nariz quando o paciente está pegando adormeceu.
Além disso, pacientes com desvio de septo são mais propensos a ter condições como sinusite crônica e/ou rinite.
Se um desvio de septo está causando sintomas ou mesmo incomodando um paciente por causa de sua aparência, um procedimento cirúrgico chamado septoplastia pode ser realizado para tratar o desvio de septo.
Se um paciente apresenta sintomas como congestão nasal persistente ou até mesmo ronco, medidas como lavagem nasal ou uso de certos medicamentos podem melhorar esses sintomas.
Comentários
Postar um comentário