As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo necessita em pequenas quantidades, que são indispensáveis ao funcionamento do organismo, já que são essenciais para manter o sistema imunológico saudável, garantir o funcionamento correto do metabolismo e promover o crescimento.
Devido à sua importância na regulação de processos metabólicos, quando são ingeridas em quantidade insuficiente ou quando o organismo apresenta alguma carência vitamínica, isso pode trazer sérios riscos para a saúde, como problemas de visão, musculares ou neurológicos.
Como o organismo é incapaz de sintetizar vitaminas, é importante que sejam ingeridas através da alimentação, sendo muito importante fazer uma dieta equilibrada, rica em legumes e fontes de proteína variadas.
Para que servem
As vitaminas possuem várias funções no corpo e, apesar de não fornecerem energia, estão envolvidas nos processos básicos do funcionamento do corpo e, por isso, é importante que seja consumida em quantidades ideais. Dentre as principais funções das vitaminas estão:
- Promover o funcionamento adequado dos músculos;
- Favorecer o crescimento adequado da pele, cabelo e unhas;
- Garantir o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico;
- Prevenir doenças, principalmente anemia;
- Promover o crescimento adequado.
O consumo adequado de vitaminas é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças e, por isso, é importante consultar o nutricionista para que seja orientada a quantidade e os alimentos ricos em vitamina que devem ser consumidos no dia a dia.
Tipos de vitaminas
As vitaminas podem ser classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis, de acordo com a sua solubilidade em gordura ou em água, respectivamente.
1. Vitaminas lipossolúveis
As vitaminas lipossolúveis são mais estáveis e resistentes aos efeitos da oxidação, calor, luz, acidez e alcalinidade, em relação às hidrossolúveis. As suas funções, fontes alimentares e consequências da sua carência, estão listadas na tabela seguinte:
2. Vitaminas hidrossolúveis
As vitaminas hidrossolúveis têm a capacidade de se dissolver em água e são menos estáveis que as lipossolúveis. Na tabela a seguir, estão listadas as vitaminas hidrossolúveis, as suas fontes alimentares e as consequências da deficiência nessas vitaminas:
Além da ingestão de alimentos ricos em vitaminas, também se pode ingerir suplementos alimentares que geralmente contêm as doses diárias recomendadas de vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, sendo importante que sejam indicadas pelo nutricionista.
Comentários
Postar um comentário