O glucomannan, ou glucomanano, é uma fibra vegetal que ajuda a emagrecer porque forma um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo da digestão dos alimentos e diminuindo a fome entre as refeições.
Além disso, o glucomannan, que é extraído da raiz de Konjac, uma planta medicinal conhecida cientificamente como Amorphophallus konjac, também ajuda a combater a prisão de ventre, porque promove a hidratação e maciez das fezes, facilitando as evacuações.
O glucomannan pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, na forma suplementos em cápsulas, comprimidos ou em pó. Além disso, o glucomannan também é usado na fabricação de farinhas e massas, como o macarrão shirataki.
Para que serve
O glucomannan é rico em fibras que fornecem diversos benefícios para a saúde:
- Facilita o emagrecimento, já que é rico em fibras solúveis que formam uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e ajudando a controlar a fome;
- Regular o colesterol “ruim” e triglicerídeos no sangue, porque diminui a absorção da gordura dos alimentos, ajudando a prevenir doenças como aterosclerose, pressão alta e infarto;
- Combate a prisão de ventre, por conter fibras que absorvem água para as fezes, hidratando-as, tornando-as mais macias e facilitando, assim, a evacuação;
- Previne a diabetes, porque ajuda a diminuir a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos,controlar os níveis de glicose no sangue;
- Pode ajudar a prevenir o câncer colorretal, por ser rico em fibras que servem de alimento para as bactérias boas do intestino, mantendo a flora intestinal saudável;
Além disso, o glucomannan também pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn, já que ajuda a combater bactérias “ruins” no intestino, fortalecendo o sistema imunológico e diminuindo as inflamações.
Como tomar
O glucomannan deve ser tomado entre 30 a 60 minutos antes das refeições principais, sendo normalmente indicado o uso de de 500mg a 4g desse suplemento por dia, que deve ser dividido em duas doses e tomado sempre junto com 2 copos de água, em casa tomada.
O uso de glucomannan deve ser feito por até 4 meses e somente sob a orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos secundários
O uso de glucomannan pode causar alguns efeitos colaterais leves, como inchaço, flatulência, fezes moles ou diarreia, mas esses efeitos negativos são incomuns.
Quando se toma o glucomannan com pouca água, as fezes podem ficar muito secas e duras, causando prisão de ventre grave, ou até mesmo, obstrução intestinal, uma situação grave e que necessita de atendimento médico imediato.
Além disso, se o glucomanano se expandir antes de chegar no estômago, pode causar sufocamento ou bloqueio da garganta. Por isso, deve-se tomar o glucomanano sempre junto com 2 copos de água.
Quem não pode usar
O glucomannan não é indicado para crianças, para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma que esse suplemento é contraindicado para pessoas com bloqueio no esôfago ou estômago, ou doenças que causam dificuldades para engolir, como doença de Parkinson, derrame e esclerose múltipla.
Pessoas que usam hipoglicemiantes, insulina ou qualquer outro medicamento devem sempre consultar um médico antes de usarem o glucomannan, porque esse suplemento pode alterar o efeito de alguns remédios.
Comentários
Postar um comentário