Para aliviar a dor e o desconforto causados pela queimadura de sol, é indicado tomar banho com água fria, beber bastante água ao longo do dia e passar um creme hidratante no local. Além disso, pode ser interessante aplicar um compressa fria no local da queimadura ao longo do dia, para aliviar a dor e o desconforto.
É importante também adotar estratégias para evitar novas queimaduras solares, que podem agravar o desconforto e também piorar a queimadura já existente. Para isso, deve-se passar protetor solar todos os dias, e repor sempre que necessário, evitar a exposição nas horas de maior calor e usar boné ou chapéu, por exemplo.
No caso de queimaduras graves, em que além da pele estar muito vermelha a pessoa apresenta febre, muita dor, bolhas ou é possível perceber a destruição de várias camadas de pele, é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer o tratamento adequado.
Como aliviar a queimadura de sol
Algumas dicas para amenizar os sintomas da queimadura de sol são:
1. Tomar banho com água fria
Tomar banho com água fria, mas não gelada, pode ajudar a aliviar o desconforto causado pelas queimaduras de sol.
2. Passar um creme hidratante
Aplicar um creme hidratante, que possui calamina ou aloe vera na sua composição, na região com a queimadura de sol, pode ajudar a manter a pele bem hidratada, além de favorecer a sua cicatrização, aliviando o desconforto. É recomendado passar o hidratante após o banho e várias vezes ao dia.
3. Aplicar compressas frias
Aplicar compressas com água fria no local da queimadura do sol também ajuda a aliviar o desconforto, além de diminuir o inchaço e a dor sentidas. Uma opção é fazer compressa com o chá frio de camomila, já que a camomila é uma planta medicinal com propriedade calmante e cicatrizante, promovendo o o alívio da dor e do desconforto. Confira outras opções de remédios caseiros para queimadura de sol.
4. Colocar rodelas de pepino ou batata na pele.
As rodelas de pepino ou de batata frias podem ajudar também a aliviar a dor e o desconforto causado pelas queimaduras do sol, já que possuem propriedades regeneradoras, promovendo o alívio rápido.
5. Beber água
Aumentar o consumo de água durante o dia é muito importante para manter o corpo e a pele hidratadas, o que também ajuda a aliviar o desconforto da queimadura, evitar o ressecamento e a descamação e favorecer a cicatrização da pele.
Como evitar as queimaduras de sol
Para evitar as queimaduras de sol é importante evitar ficar no sol nas horas em que o sol é mais forte, normalmente entre as 10h e 16h, e passar protetor solar adequado ao tipo de pele, que deve possuir fator de proteção solar no mínimo 30. Além disso, quando exposto ao sol, é recomendado usar boné ou chapéu e óculos de sol e beber bastante água para evitar a desidratação.
É importante também molhar constantemente a pele, indo diretamente na água ou com auxílio de um spray, para evitar o seu ressecamento. É importante também ressaltar que a exposição ao sol deve ser feita com moderação, pois ela aumenta a probabilidade de doenças, como o câncer de pele, que afeta principalmente pessoas de pele o olhos claros.
Comentários
Postar um comentário